quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dores nas pernas podem indicar doenças graves

As dores nas pernas são a principal causa de reclamações nos consultórios dos angiologistas e, conforme as estatísticas comprovam, estão, na maioria das vezes, relacionadas diretamente aos problemas circulatórios. Esse quadro clínico pode ser agravado, ainda, pela associação de duas ou mais doenças, o que acontece comumente e pode dificultar o diagnóstico até para profissionais experientes.

Há, no entanto, algumas características da dor que facilitam a busca pela doença responsável por ela. Dores com sensação de peso, por exemplo, que vêm associadas a inchaço e câimbras, aumentando no fim do dia e após longos períodos em pé, costumam indicar varizes. Elas são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos, que pode ser provocada por alterações hormonais, sedentarismo, obesidade e fatores genéticos.

Já a sensação de queimação na panturrilha durante a caminhada pode ser sinal de problemas arteriais causados pela aterosclerose, doença inflamatória na qual ocorre o entupimento das artérias por colesterol e outros depósitos de gordura. Trata-se de uma enfermidade extremamente grave, que, se não tratada corretamente, pode culminar na amputação dos membros inferiores ou, até mesmo, levar a infarto do miocárdio e derrame cerebral.

As doenças da coluna também têm as pernas como ponto frequente de irradiação. Elas costumam gerar dor em fisgada, que tende a acompanhar o trajeto do nervo na face posterior dos membros inferiores e chegar até os pés. Os casos de dores nas articulações, sobretudo nos joelhos, mais proeminentes no início de um movimento, como ao levantar-se de uma cadeira, por exemplo, estão mais relacionados a problemas ortopédicos, como a artrose.

Cada uma das manifestações clínicas e sinais encontrados nas pernas têm importância fundamental na identificação de problemas de saúde. Deixar de avaliar meticulosamente esses sintomas pode ter como resultado o não diagnóstico de doenças graves, capazes de evoluir desfavoravelmente.

O que fica de lição é que há vários detalhes na história e exame físico dos pacientes capazes de elucidar o diagnóstico, e que todas as doenças citadas têm seu potencial de complicação se não forem devidamente cuidadas. Por isso, nenhum tipo de esclarecimento substitui uma avaliação médica. Os números mostram que o primeiro especialista a ser consultado deve ser o angiologista, ou o cirurgião vascular, devido à maior incidência das doenças que podem ser tratadas por ele

.

3 comentários:

  1. )O(Parabéns pelo seu belo trabalho que me ajudarão a explicar a meu médico meus sintomas das dores em minhas pernas!A descrição dos sintomas são absolutamente iguais aos meus,dor ao caminhar a partir de uma quadra mais ou menos,intensa nas coxas e nos quadris, (tenho hérnia de disco),paro por 30 segundos e recomeço a caminhar,vou levando...Mas Subidas,escadas,são quase impossíveis,paro muitas vezes!Tenho muitas microvarizes,poucas varizes que aparecem na pele.Sou hipertensa,tomo medicação,colesterol alto,também tomo medicação,e muita medicaç]ão para dor!!!!!!!Edema mas mãos e pés e minha pele sempre está muito fria,cianótica por vêzes.
    Agradeço sinceramente,pois alertou-me que as dores da coluna estão acompanhadas de outros fatores e estou cansada de tanta medicaçãopara dor!Falo das pernas e os médicos que é sempre causada pela coluna...)O(Abraços e obrigada!)O(

    ResponderExcluir
  2. Extrato de ervas elimina vasos e varizes.
    visite site.
    www.varizestemcura.com

    ResponderExcluir
  3. Sofro muito com úlceras nas pernas, gostaria que alguém me dê a dica em como faço para vencer esse problema, tenho sofrido demais...

    ResponderExcluir